CYBERPEDAGOGIA NA EMEB "MARIA ROSA BARBOSA"
Atividades Pedagógicas 2015
O Hino Nacional e o despertar da cidadania
A
sociedade atual é marcada por uma inversão de valores morais e culturais e pela
ausência do espírito de cidadania. Diante desta realidade, a proposta
curricular da EMEB ”Maria Rosa Barbosa” propõe a necessidade de encontrar meios
que resgatem o patriotismo e o respeito à nação brasileira. Como ponto de
partida para o desenvolvimento desta consciência cívica, valorizamos a
utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e
informação no processo pedagógico do aluno. O Hino Nacional é um dos símbolos
do Brasil. É uma poesia metafórica em forma de música, que representa essa
pátria e o povo que nela vive. Como
justificativa da atividade com o hino
semanalmente ,também nos baseamos no
projeto de Lei nº 12.031 de 21 de setembro de 2009, que altera a lei nº 5.700,
de 1º de setembro de 1971, para determinar a obrigatoriedade de execução
semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental.
Oficinas Pedagógicas - Junho de 2015
As
oficinas pedagógicas são situações de ensino e aprendizagem por natureza
abertas e dinâmicas, que promovem uma cultura de trabalho coletivo, de participação
e de integração de todos os participantes. As oficinas ocorridas
em junho de 2015 na EMEB “Maria Rosa Barbosa” foi um recurso oportuno para
promover e ampliar a integração entre a escola e a comunidade. Alguns momentos foram
registrados e podem ser conferidos e
apreciados:
A turminha do 2º ano G, ciclo I, Professora Ester, reescreveu e atualizou uma fábula bastante conhecida de Esopo. Confiram no link http://issuu.com/josiane-tameirao/docs/ester.a_cigarra_e_a_formiga .
A turma do 2ºano F, Professora Fernanda, reescreveu a lenda da Vitória Régia, disponível em https://issuu.com/josiane-tameirao/docs/a_lenda_da_vit__ria-r__gia.conclu__
Os alunos do 3º ano E, da Professora Maria Lima, em parceria com a PAPE Josiane no LABI, organizaram em panfletos por meio do aplicativo Publisher um conjunto de informações pesquisadas na internet sobre a Dengue e sobre o mosquito transmissor, a fim de divulgá-las em espaços internos da escola, privilegiando-se àqueles de acesso à comunidade escolar, como forma de combate à epidemia, pois conforme o slogan criado pela turma "Dengue, para combater é preciso conhecer!"
Basta clicar no link para apreciar o trabalho e se informar sobre a epidemia: http://issuu.com/josiane-tameirao/docs/blog.maria_lima._dengue
A proposta de desenvolvimento de Animação foi realizada com a turma do 5ºano D, Professora Andréa, em parceria com a PAPP Josiane no Laboratório de Informática com o objetivo de participar do Projeto São Bernardo faz Arte. O tema Tangran, trabalhado com os alunos em sala de aula e em oficina com os pais em atividade com a família na escola, foi o recurso utilizado para desenvolver essa linda animação:
Formatura PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Alguns momentos da formatura simbólica das turmas dos 5º anos da EMEB "Maria Rosa Barbosa" que participaram do Programa PROERD podem ser conferidos na apresentação a seguir. Basta clicar no link: Formatura PROERD. Maroba.2015
Atividades realizadas no Laboratório de Informática:
O laboratório de Informática da EMEB "Maria Rosa Barbosa" foi desenvolvido pelo Programa Tecnologia da Informação, da Secretaria da Educação e Cultura de São Bernardo do Campo desde 2002.
O uso do laboratório justifica-se por ser uma ferramenta a mais para a construção de conhecimentos de acordo com os objetivos de aprendizagem e o planejamento do professor.
A turminha do 2º ano G, ciclo I, Professora Ester, reescreveu e atualizou uma fábula bastante conhecida de Esopo. Confiram no link http://issuu.com/josiane-tameirao/docs/ester.a_cigarra_e_a_formiga .
A turma do 2ºano F, Professora Fernanda, reescreveu a lenda da Vitória Régia, disponível em https://issuu.com/josiane-tameirao/docs/a_lenda_da_vit__ria-r__gia.conclu__
Os alunos do 3º ano E, da Professora Maria Lima, em parceria com a PAPE Josiane no LABI, organizaram em panfletos por meio do aplicativo Publisher um conjunto de informações pesquisadas na internet sobre a Dengue e sobre o mosquito transmissor, a fim de divulgá-las em espaços internos da escola, privilegiando-se àqueles de acesso à comunidade escolar, como forma de combate à epidemia, pois conforme o slogan criado pela turma "Dengue, para combater é preciso conhecer!"
Basta clicar no link para apreciar o trabalho e se informar sobre a epidemia: http://issuu.com/josiane-tameirao/docs/blog.maria_lima._dengue
A proposta de desenvolvimento de Animação foi realizada com a turma do 5ºano D, Professora Andréa, em parceria com a PAPP Josiane no Laboratório de Informática com o objetivo de participar do Projeto São Bernardo faz Arte. O tema Tangran, trabalhado com os alunos em sala de aula e em oficina com os pais em atividade com a família na escola, foi o recurso utilizado para desenvolver essa linda animação: