twitter
rss

CYBERPEDAGOGIA NA EMEB  "MARIA ROSA BARBOSA"











 










Atividades Pedagógicas 2015

O Hino Nacional e o despertar da cidadania



                                 
       A sociedade atual é marcada por uma inversão de valores morais e culturais e pela ausência do espírito de cidadania. Diante desta realidade, a proposta curricular da EMEB ”Maria Rosa Barbosa” propõe a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e o respeito à nação brasileira. Como ponto de partida para o desenvolvimento desta consciência cívica, valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação no processo pedagógico do aluno. O Hino Nacional é um dos símbolos do Brasil. É uma poesia metafórica em forma de música, que representa essa pátria e o povo que nela vive.    Como justificativa da atividade  com o hino semanalmente ,também nos baseamos  no projeto de Lei nº 12.031 de 21 de setembro de 2009, que altera a lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, para determinar a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental.



Oficinas Pedagógicas - Junho de 2015


     As oficinas pedagógicas são situações de ensino e aprendizagem por natureza abertas e dinâmicas, que promovem uma cultura de trabalho coletivo, de participação e de integração de todos os participantes. As oficinas ocorridas em junho de 2015 na EMEB “Maria Rosa Barbosa” foi um recurso oportuno para promover e ampliar a integração entre a escola e a comunidade. Alguns momentos foram registrados e podem  ser conferidos e apreciados:





Formatura PROERD



      O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
   Alguns momentos da formatura simbólica das turmas dos 5º anos da EMEB "Maria Rosa Barbosa" que participaram do Programa PROERD podem ser conferidos na apresentação a seguir. Basta clicar no link:    Formatura PROERD. Maroba.2015



           Atividades realizadas no Laboratório de Informática:


Alunos em atividade no Laboratório de Informática
           O laboratório de Informática da EMEB "Maria Rosa Barbosa" foi desenvolvido pelo Programa Tecnologia da Informação, da Secretaria da Educação e Cultura de São Bernardo do Campo desde 2002.


           O uso do laboratório justifica-se por ser uma ferramenta a mais para a construção de conhecimentos de acordo com os objetivos de aprendizagem e o planejamento do professor.








              A turminha do 2º ano G, ciclo I, Professora Ester,  reescreveu e atualizou uma fábula bastante conhecida de Esopo. Confiram no link http://issuu.com/josiane-tameirao/docs/ester.a_cigarra_e_a_formiga . 

         A turma do 2ºano F, Professora Fernanda, reescreveu a lenda da Vitória Régia, disponível em  https://issuu.com/josiane-tameirao/docs/a_lenda_da_vit__ria-r__gia.conclu__

        
              Os alunos do 3º ano E, da Professora Maria Lima, em parceria com a PAPE Josiane no LABI, organizaram em panfletos por meio do aplicativo  Publisher um conjunto de informações pesquisadas na internet sobre a Dengue e sobre o mosquito transmissor, a fim de divulgá-las em espaços internos da escola, privilegiando-se àqueles de acesso à comunidade escolar, como forma de combate à epidemia, pois conforme o slogan criado pela turma "Dengue, para combater é preciso conhecer!" 


 Basta clicar no link para apreciar o trabalho e se informar sobre a epidemia:  http://issuu.com/josiane-tameirao/docs/blog.maria_lima._dengue   




     A proposta de desenvolvimento de  Animação foi realizada com a turma do 5ºano D, Professora Andréa, em parceria com a PAPP Josiane no Laboratório de Informática com o objetivo de participar do Projeto São Bernardo faz Arte. O tema Tangran, trabalhado com os alunos em sala de aula e em oficina com os pais em atividade com a família na escola, foi o recurso utilizado para desenvolver essa linda animação: